Primeiro Trimestre ou a promessa de vida nova

Primeiro

O primeiro trimestre é, para mim, o trimestre mais sensível. Para além da questão física e hormonal, há também o grande medo de perder o bebé. As primeiras treze semanas são um marco na vida de qualquer grávida e eu não fui excepção.

Desconfiar que estamos grávidas, fazer o primeiro teste de gravidez e ter a certeza que estamos, é o primeiro passo para a nossa vida dar uma grande volta. Felizmente, a natureza está muito bem feita e temos tempo para nos adaptarmos. Começamos com sintomas comuns a muitas grávidas e o nosso corpo e mente vai-se ajustando ao maior desafio das nossas vidas.

Em relação ao primeiro trimestre, nem todas sofremos dos mesmos sintomas. Eu, por exemplo, só nesta última é que ficava enjoada de manhã e percebi que a culpa era do café… E aqui estou eu, sem beber café desde janeiro, graças a esta pequenina. Muitas grávidas ficam com náuseas e vomitam. Eu fui sempre uma sortuda!

Um dos primeiros sintomas foi sempre a sensibilidade mamária. Não dura muito tempo, mas é sinal que algo está a mudar a nível hormonal. Lembro-me que me custou usar um soutien e até o roçar da roupa me incomodava. Passado umas semanas, foi como nada tivesse acontecido.

O outro sintoma é o cansaço durante estas primeiras semanas. Que belas sestas que eu dormi. Como é que um ser tão pequenino faz com que um adulto se sinta tão cansado. O nosso corpo está a trabalhar tanto para criar as condições ideais para os meses seguintes que nos sentimos cansadas. É o melhor tipo de cansaço que vamos sentir. Sim, porque depois, quando o bebé nascer o nível de cansaço será muito, mas muito diferente.

Estas alterações hormonais também provocam um certo desconforto ao nível dos humores. Tanto nos sentimos as mulheres mais felizes do mundo, como podemos começar a chorar só porque o presidente da república fez uma festinha num gatinho. Eu já chorava a ver filmes, no primeiro trimestre, nem precisa de ser um drama… basta ter um bocadinho de emoção para desabar. Quem gozou com isto tudo? Foram os filhos, claro!!!

Preparem-se para começar a ganhar peso… Mas disto falamos mais no segundo e terceiro trimestre… Agora é só peanuts!

Em relação a problemas, são estas primeiras treze semanas que podem ser complicadas. No meu caso, tive dois descolamentos da placenta, por volta da oitava semana. O que mais me custou não foi o repouso, mas sim quando me diziam que, mesmo que perdesse o bebé, não havia problema, que era muito comum. Ninguém quer ouvir isto, não é reconfortante, não se tira a esperança a uma grávida!

Há realmente uma grande percentagem de abortos espontâneos, que em nada são apontados como normais. Daí que estas primeiras semanas sejam menos utilizadas para se anunciar que se está grávida. Para prevenir ter que se justificar a perda, que será mais uma dor acrescida.

Se quiserem saber mais do que se passa neste primeiro trimestre, vejam este artigo da Mãe Me Quer.

Já tinha falado do meu primeiro parto, nesta publicação!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: