Saboneteira ecológica – Senda da Sustentabilidade

Saboneteira ecológica

Esta semana, na rubrica Na Senda da Sustentabilidade trazemos uma proposta gira. Esta saboneteira ecológica também pode ser feita com as crianças e aproveitam a ideia e o dia!

A Sara Cegonho, que conheci na página do Lixo Zero, fez esta saboneteira. É tão fácil de fazer que até uma criança (ou eu) consegue! Podem aproveitar-se materiais que já temos em casa ou que se encontram, como molas de madeira caídas na rua!

A Sara tem instagram e vai gostar que a sigam 🙂


Saboneteira ecológica

Tudo isto começou porque recentemente troquei os meus géis de banho e champôs por sabonetes e champôs sólidos. Surgiu assim a necessidade de uma saboneteira.

Ao fazer uma pesquisa num comum motor de busca, e ao ver inúmeras saboneteiras de madeira decidi que iria eu própria fazer uma!

Cá em casa gostamos muito de sushi e, volta e meia, acumulam-se os pauzinhos na nossa gaveta! Porque não aproveitar para reutilizar estes pauzinhos e ficar com um objecto com utilidade e personalizado?

Vamos então por mãos à obra:

Material:

-Pauzinhos de sushi lavados (cerca de 10);

-2 Molas de Madeira grandes;

-Cola para madeira;

-Tesoura;

-Lápis;

  1. Colocar as molas à distância pretendida e com o lápis fazer uma marca em todos os pauzinhos de sushi;
  2. Com a ajuda da tesoura, vincar o pauzinho todo à volta na zona da marcação. Após isto, é possivel partir o pauzinho facilmente com as mãos. Com a tesoura alisar a terminação do pauzinho;
  3. Colocar cola nas duas extremidades do pauzinho e colar cada uma delas à respectiva mola. Repetir o processo com todos os pauzinhos deixando o espaçamento pretendido;
  4. Deixar secar bem a cola e está pronto a usar!

Se a saboneteira for para colocar numa zona com muita água, para não ganhar ferrugem, podemos retirar a parte metálica e, para manter a altura, colar as duas partes da mola.


Como participar Na Senda da Sustentabilidade

Se quiserem participar na rubrica Na Senda da Sustentabilidade , enviem um email para info @ odiadaliberdade . blog (sem espaços). São sempre bem-vindos! Espreitem outros textos da Rubrica.

Se gostou, partilhe!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: