Uma gravidez em tempos de Covid

gravidez

Nos últimos tempos, tenho pensado bastante nesta questão de estar grávida, nesta altura. A nossa gravidez foi planeada, demorou mais tempo a acontecer, do que o plano inicial. O que não estava, nem de perto nem de longe, era uma pandemia.

O que significa estar grávida em plena pandemia?

A verdade é que é uma grande alegria, independentemente do período complicado que estamos a viver. Vivemos numa bolha, com uma nuvem negra a pairar sobre nós. Sentimo-nos protegidos embora tenhamos consciência que esta nuvem é capaz de ficar sobrevoando as nossas vidas durante bastante tempo.

O que é menos bom

O medo, este medo constante em sair de casa, em receber encomendas ou até abrir comer pão.

A saudade de ir à rua, passear na floresta, ir cheirar o mar. Neste momento, a saudade é tanta que bastava parar o automóvel no parque de estacionamento e abrir a janela para poder respirar o aroma a maresia.

O receio de que um de nós fique contaminado e tenha que haver separação, em casa ou, ainda pior, num hospital.

O pior pesadelo de uma mãe… que nos aconteça algo.

Tento não imaginar os piores cenários… Porém, há sempre aquela nuvem negra sobre nós.

O lado B, de bom, muito bom

Todos os dias, tenho o prazer de estar com os meus filhos e o meu marido. Se há dias (minutos) em que pode não parecer uma benção, na grande maioria, dá-me uma imensa alegria poder estar com eles e ver como eles estão a crescer e adaptar-se a esta nova realidade.

A vida tornou-se mais calma. Tenho uma tonelada de comida para fazer, embora a diferença em relação a antes seja muito ligeira. O facto de não ter de andar a correr com eles entre escolas, desporto e música e podermos usar esse tempo perdido entre espaços, é ótimo.

O futuro assusta! A esperança, essa, é maior do que a minha barriga e vão crescendo a cada dia que passa. No fim, espero que corra tudo bem! Que tenha um ou uma bebé lindo/a, que os manos e o pai fiquem felizes e que daqui a uns meses já tudo tenha terminado.

#vamosficartodosbem – dizemos isto sempre, temos que o gravar no peito para que não passe de um texto bonito. É um mantra para todos!

Já leram o que penso do lado B da gravidez?

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: