Venha celebrar connosco o Dia Nacional de Limpeza de Praia!

Praia

Não sei se se lembram da Inês… A Inês viu um problema e encontrou uma solução… Infelizmente, os problemas com o ambiente continuam a multiplicar-se e precisamos de mais acções, solitárias ou em grupo, para lutarmos a favor do nosso planeta. Através do Movimento #SemPalhinhas, surge agora o convite para limparmos a praia!

————————————————————————————————————

Movimento #SemPalhinhas

45 minutos, 200 beatas e 40 Lt de lixo. Este foi o balanço do meu último percurso a pé, desde os CTT do aeroporto até perto de casa. Aproveito frequentemente estas “oportunidades” para deixar a cidade menos suja. Afinal, todo o lixo que não é apanhado, polui a Natureza… os nossos jardins, as nossas cidades, os nossos campos… e, eventualmente, através das sarjetas, esgotos e meios aquáticos, acabará por poluir os nossos Oceanos.

Produzimos uma colossal quantidade de lixo, a nível mundial e também a nível nacional. Creio que não se trata apenas de uma percepção mais atenta (devido ao meu activismo), mas sinto que as nossas ruas, passeios, jardins, estradas… estão cheias de lixo.

Anualmente, mais de 8 novos milhões de toneladas de plástico acabam nos Oceanos. No meio da correria do dia-a-dia, um pouco por todo o lado, o lixo passou infelizmente a fazer parte da paisagem.

Perante este desafio gigantesco, temos vindo a organizar acções de limpeza urbana e costeira em praias desde o ano passado. Temos desde então recolhido algum lixo (uma gota no Oceano!), frequentemente juntando esforços com outros Movimentos, Associações e Grupos maravilhosos com quem tem sido um prazer trabalhar e estar juntos nesta Missão.

Juntos somos mais fortes! A meu ver, todos estes esforços têm sido fundamentais, não só pelo impacto das acções de limpeza desenvolvidas mas também pelo impacto de sensibilização ambiental. Por outro lado, este “trabalho de campo”, muitas vezes fruto de uma inspiradora cidadania activa, impulsiona e fortalece a criação de leis sobre o tema, leis essas essenciais para que a Mudança real ocorra!

Limpar é fundamental!
Porém, necessitamos de reduzir a quantidade de lixo que produzimos, prevenindo deste modo todos os efeitos nefastos que o mesmo tem na vida do nosso Planeta e na vida dos nossos Oceanos.
Na minha visão, iremos sempre produzir algum lixo. Mas, para o bem do Planeta e de todos os seres que nele habitam, nós incluídos, a verdadeira Solução passará pela Redução.

Recusar e reduzir, dizendo não a produtos desnecessários (sobretudo descartáveis e/ou supérfluos), é fundamental!
Reutilizar objectos verdadeiramente necessários e duradouros, de preferência ecológicos também durante todo o seu ciclo de vida (produção, distribuição, uso, fim de vida), é essencial!

Convite

A Mudança de hábitos é possível. Mesmo que passo a passo, um de cada vez, o Planeta agradece! Venha celebrar connosco o Dia Nacional de Limpeza de Praia! Iremos limpar a Praia de Algés e redondezas, com o apoio da Fundação Oceano Azul, numa parceria entre o nosso Movimento Sem Palhinhas com a Associação contra o Lixo LitterHero e a Lisboa Limpa e com a participação especial da Empresa IT People Innovation.

Iremos ainda falar sobre todos estes temas, partilhando experiências e trocando dicas para a Mudança Positiva e Sustentável. Esta será uma das muitas iniciativas de sensibilização e limpeza que iremos desenvolver ao longo do novo ano lectivo. A inscrição é obrigatória! E poderá ser realizada enviando um e-mail para souporummundoideal@gmail.com. Junte-se a nós e traga um amigo também ☺

Muito obrigada à Sílvia por esta oportunidade de colaboração e partilha!
Estamos juntos!

Inês, fundadora do Movimento Sem Palhinhas

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: