E quando os nossos filhos têm sonhos?

Todos nós, num dado momento da nossa vida, queríamos ser algo quando fossemos grandes. Os sonhos de infância são muito importantes para sermos felizes. E o papel dos pais também passa por ajudar, na medida do possível, a alcançar esses sonhos.

Os nossos filhos gostam de música, nós também. No entanto, a curiosidade deles, o seu empenho é diferente do nosso… Muitos de vós têm filhos que se dedicam seriamente ao que acham que lhes pode vir a ser útil no futuro, para além do que aprendem na escola.

Este verão, conseguimos ir novamente para a Idanha-a-Nova. Nessa bela e quente vila na Beira Baixa, encontrámos um pequeno refúgio para recuperar as forças para o próximo ano… Todos menos os filhos nº 1 e nº2, mas quem trabalha por gosto não cansa.

Os sonhos de aperfeiçoarem as suas capacidades musicais levou-nos ao Curso Internacional de Música Antiga, organizado pelo Prof. João Paulo Janeiro, os CIMA. Aulas, workshops e concertos para os estudantes, de todas as idades e de vários países. Os pais, e folgo em não termos sido os únicos, descansaram, deram apoio aos filhos e passearam.

No ano passado, regressámos às praias fluviais, começando pela Ortiga. Este ano, precisávamos de descansar e, por esse motivo, decidimos ficar por ali. Aproveitámos igualmente para acompanhar o N. no seu dia a dia. O nosso adolescente já é autónomo e ter os pais por perto tem os seus pontos positivos, mas não o tempo todo.

Com pensão completa, foi um descanso maravilhoso. Belas paisagens, uma piscina magnífica a preços (nunca encontrados na capital) maravilhosos. Um castelo a ser explorado, o Centro Cultural Raiano, protector de tradições que não devem cair no esquecimento.

Foram 7 dias quase sem internet, sem televisão e sem computador… Dias nossos, dias de ler, dias de ver e ouvir os sonhos dos nossos pequenos a crescerem. 7 dias a não esquecer.

É importante que as crianças sejam crianças… É importante que as crianças consigam sentir-se seguras para fazer o que querem, para que ganhem asas para voar! Em três meses de férias, há sempre tempo para descansar, para aprender e para fazer algo novo…

sonhos

Quero agradecer à organização do CIMA, que proporcionou estes dias magníficos. Ver alguém ajudar os nossos filhos a crescer e a desenvolverem-se, a nossa boca adoça…

A fotografia da capa foi retirada do Canvas.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: