Depois do carro carregado, Check-list revista, cabeças contadas, prontos para a viagem? O que custa mais são os primeiros km (até que tenham encontrado ocupação) e os últimos km, principalmente depois de nós (na nossa boa fé) termos informado “Já falta pouco”. Parece que abrimos a caixa de Pandora “Já chegamos? É ali? Já estamos lá? Onde fica? Quanto falta? Quero fazer chichi … talvez cocó…” Aaaaahhh!!
Para estes primeiros (e últimos) km temos uma seleção musical com prenúncio de férias:
A carga pronta metida nos contentores ♪ É 6.ª feira, yeah ♫ Aqui vou eu, para a Costa ♪Esta vida de marinheiro ♫ Dunas ♪ … não sabe nadar, yo ♫ … músicas que cheiram a férias e soam a animação.
As primeiras horas de viagem passam a voar. Há a oportunidade de (re)ver velhos/novos êxitos e hits de sempre e descobrir que música boa não é uma invenção assim tão recente Existe a possibilidade de rever temas intemporais … ♪ Grândola, Vila Morena ♫ … afinar a acuidade auditiva, ritmo e melodia, enquanto trauteiam … ♪ Sinto-me frágil ♫Morder o anzol ♪ Estes são os filhos da nação ♫ Maria Albertina ♪ É p’ra amanhã ♪ …
Perto do destino volta-se à nossa seleção musical de mega hits de férias e em vez de aflitinhos e cansados de ouvir “Já chegamos? …” ♪ É agora ♫ Mudar de vida ♪ Não posso mais ♫ Menina estás à janela (Trovante) ♪ … e chegamos ao destino.
Animados e felizes de ter descarregado tudo, ainda há alguém a trautear algo que o acompanhou ao longo dos últimos Km e perfeitamente adequado ao destino: ♫ Um lugar ao sol ♪ Já pensei mandar pintar o céu em tons de azul ♫ Biquíni pequenino às bolinas amarelas, que eu vi ♪.
Na hora de regresso, ♪ As saudades que eu já tinha da minha alegre casinha ♫ … e a animação (re)começa