A Simpatia dos Serviços

cidade

Somos o melhor país que existe para os turistas. Concordo! Portugal é, sem dúvida, maravilhoso. Tem boas praias, belíssimas cidades e natureza maravilhosa e diversa de norte a sul do país.

Somos extremamente simpáticos para quem nos visita mas, felizmente, os turistas raramente têm de ser atendidos pelos vários serviços. No espaço de dois dias fui a dois serviços e fui atendida de forma algo brusca. Não foi má educação descarada mas, por vezes, a forma como falamos pode ser mais desagradável que determinadas palavras.

zangada

Compreendo que todos podemos ter um dia mau. Será que isso nos dá direito a maltratar quem está à nossa frente? Imaginem que todas as professoras acordam mal-dispostas, começam a gritar a todos os alunos… Esses ficam hiper-stressados e vão para o intervalo descarregar nos colegas, que por sua vez incomodam as auxiliares, os almoços estragam-se e a escola toda vai abaixo.

insult-2902607_1920

Todos temos direito a estar chateados e o cliente não tem sempre razão. No meu caso, nem foi uma questão de perguntar algo, foi apenas o bom dia. A expressão “You had me at hello“, neste caso seria “you lost me at hello“.

Sem ser o pessoal dos Call Center, a quem admiro muito a paciência e a educação, (atendo sempre e consigo sempre despedir-me em menos de dois minutos), todos os outros deveriam ser simpáticos ao primeiro contacto. Depois é com o cliente… You get what you give. 

A minha técnica preferida é sempre o “Sorrir e Acenar”! Generosidade gera generosidade, simpatia gera simpatia e um sorriso costuma gerar um sorriso… No fim da conversa ambas as situações foram resolvidas com sorrisos.

Só quero um Portugal mais feliz onde os portugueses tenham tão boas experiências como os turistas que nos acham tão simpáticos e acolhedores. A vida já tão complicada no dia a dia que se pudermos ajudar-nos a termos dias melhores, torna tudo melhor!
animal-160760_1280
 
 

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: