Temos que começar a evitar o desperdício e a açorda é um ótimo prato para começar. A época das festas é sempre muito complicada. Muita comida, muitos encontros de família e amigos (e ainda bem), mas, por vezes sobra comida.
O que fazer com o que sobra? Cá em casa, tentamos que nada vá para o lixo. Marmitas, congelador ou aproveitamento, nada se estraga, tudo se transforma.
Isto não será propriamente uma açorda de camarão, pois apesar de ter pão e camarões, tem mais uns pozinhos de perlimpimpim… Já vos conto!
Diz que é uma Açorda de Camarão
Ingredientes (não medidos):
- Camarões
- Pão (broa, pão de trigo e pão de alfarroba – as sobras)
- Cenoura
- Cebola
- Alho
- Sal
- Coentros
- Azeite
Como os camarões já tinham sido cozidos dois dias antes, tornei a cozer com a cebola, duas cenouras, alho e sal. Gosto de colocar cebola e cenoura, não só pelo sabor, mas também por causa do valor nutricional.
Retirei os camarões, descasquei-os e coloquei a maioria de volta na água, juntamente com a parte mais dura da broa. Passei tudo com a varinha mágica e ficou um creme delicioso.
Juntei o resto do camarão e do pão, partido em pedaços. Deixei cozer um pouco, com o azeite e finalmente os coentros.
Foi só servir e ver tudo desaparecer… Nada se estragou! Ter usado a broa foi salto no escuro. No entanto, há que dizer que fez com que o prato ainda ficasse mais cremoso e gostoso.
Quero partilhar aqui, ligações para outras receitas de açorda. Se têm, deixem a vossa ligação nos comentários e eu acrescento no texto!
Quero aproveitar e aprender mais umas coisa com o Carlos Henriques. Não consigo fazer cozinha lixo zero mas quero ter menos lixo e menos desperdício! Como é que aproveitam as sobras e evitam desperdício?