Ainda a propósito dos desejos para filhos

Não, não vi nenhum dos reality shows que estão a passar… Aliás, acho que não vejo nenhum desde… sempre. Nada contra porém considero o meu tempo um dos bens mais preciosos que tenho e se quero um verdadeiro reality show, tenho a minha família e amigos, cuja vida é bem mais interessante!

Na semana passada, falei dos desejos que tenho para o futuro dos nossos filhos. No entanto, esqueci-me de um que é importantíssimo! A autonomia… Para mim, isso é um dado adquirido e tento preparar os meus filhos para ela. Não é um desejo, é uma realidade.

Agora a sério, li nas notícias que muita gente ficou incomodada com a questão de uma mãe a uma suposta pretendente, se sabia cozinhar. No século XXI, não se deve fazer esta questão. No entanto, eu gostaria que ela soubesse cozinhar, tal como quero que os meus filhos saibam cozinhar.

Quando falamos de igualdade em casa, não tem que ser obrigatoriamente o homem ou a mulher a cozinhar. Convém que ambos saibam fazê-lo. Convém que ambos saibam fazer tudo em casa, sem precisar da mãe, do pai ou de uma companhia.

A autonomia só se ganha se nos soubermos comportar como adultos e isso é saber fazer o básico numa casa. Saber lavar a roupa na máquina, saber passar a ferro, cozinhar o básico e manter uma casa limpa, deve ser algo que todos os jovens, independentemente, do género.

Parece-me que estamos a criar uma geração de pessoas que não sabem o básico. Independentemente do percurso que seguirmos, do estatuto social ou do dinheiro que se tem, saber fritar um ovo, fazer um arroz e lavar a roupa interior… Dominar as máquinas de lavar também deveria ser uma capacidade obrigatória a desenvolver até irem para a universidade.

Há uns anos escrevi este texto sobre o meu marido, que não me ajuda em casa, e como isso ajuda na nossa relação. Espero que, no futuro, os nossos filhos também não ajudem em casa. Espero que sejam capazes de mais do que isso…

Em relação a estes programas… Há tanto para ver na TV, na internet, na rua! Enquanto houver audiências, mesmo que seja por pura curiosidade, os canais de televisão vão continuar a passar reality shows! Mais vale ir para a cozinha e ensiná-los a cozinhar!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: