Finalmente, com a chegada do (verdadeiro) outono, correntes de ar frio, descida das temperaturas, preocupante tosse e os primeiros indícios de uma constipação, encontramo-nos na melhor altura ideal para convidar os mais pequenos para desenvolver atividades no quentinho em casa e à mesa: manhã das panquecas.
A semana passa a correr, pequenos-almoços são, tal como o nome denuncia, pequenos momentos para ingerir pequenas refeições com grande azáfama e pressa. Num ápice chega-se ao fim de semana, altura para desfrutar algum tempo com os nossos mais que tudo e nada melhor do que convidar os mais pequenos para confecionar umas saborosas panquecas.
Organizado o espaço, reúnem-se os ingredientes e com as medidas universais de uma caneca leite / caneca de farinha, os jovens ajudam a contar, juntar um ovo e mexer tudo até não existirem grumos de farinha ou aveia (sim alternamos as canecas de farinha com farelo de aveia).
Um adulto, concha da sopa (a medida certa) e uma frigideira antiaderente leva-se a massa ao lume de um lado e, assim que aparecerem bolhas, do outro lado.
Café pronto, caneca de leite morno com cacau, creme de avelã, doce de morango, marmelada, geleia caseira e o melhor pequeno-almoço da semana está pronto para ser devorado.