A pedidos de muitas famílias, depois de verem a foto do bolo no instagram e no facebook, fui obrigada a dar a receita! Muito obrigada a quem a pediu!
Como não podia deixar de ser, para quem me conhece, o bolo tem que ser fácil e rápido de fazer! Cá em casa, o princípio da criatividade na cozinha prende-se muito com o que há no armário e o que eu preciso de gastar.
Esta semana, as maçãs que comprámos em S. Pedro do Sul começaram a pedir para serem comidas mais rapidamente. Todos os anos em Setembro, vamos a S. Pedro do Sul e compramos quase 20 kg de vários tipos de maçãs, a produtores locais. São deliciosas e mantêm-se boas até ao Natal…
Por vezes, não e há que gastar algumas delas mais rapidamente. Daí que, este fim de semana fosse a vez do ataque das maçãs. Houve puré de maçã com canela, sempre muito apreciado. Houve doce de maçã com gengibre, principalmente para o pai, que adora torradinhas com doce caseiro. Houve maçãs assadas, daquelas reinetas que se desfazem na boca, ainda mornas. E houve bolo de outono.
Ingredientes
- 3/4 de caneca de açúcar amarelo
- 4 ovos
- uma caneca de farinha de trigo com fermento
- 1 caneca de maçã descascada e cortada em tiras
- 1/2 caneca de nozes
- 1 punhado de passas
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- canela
Preparação
(façam como gostam, batam claras, se preferirem – eu faço sempre a versão rápida)
Juntar o açúcar e e os ovos e bater tudo bem, até ficar uma pasta amarela, com bolhinhas. Juntar a farinha, as nozes, as passas, metade das maçãs e o sumo de limão. Misturar tudo até formar um pasta uniforme. Colocar a massa numa forma previamente untada. Espalhar os pedaços de maçã por cima e um pouco de canela.
Levar ao forno, a 200º, durante cerca de 25 minutos. Passear o bolo pela casa ainda quente e observar o movimento das cabeças que se movem atrás do bolo. Colocar na mesa e chamar todos para o lanche!
Se quiserem, também podem experimentar fazer os Queques de Requeijão com Farinha de Arroz!