Disfruta de tus Niños

Capa_A Vida em 5 Minutos.jpgOntem, a convite da Editora Pergaminho, fomos convidadas a conhecer Julio Bevione, autor de A Vida em 5 Minutos. No fim da conversa maravilhosa, despedimo-nos e Julio disse-me uma frase mágica que passou a noite a ressoar nos meus ouvidos:

  • Disfruta de tus Niños!

Uma frase tão simples mas que tantas vezes nos esquecemos. Os filhos são seres mágicos que entram nas nossas vidas porque o desejamos e depois, no meio da nossa vida atribulada, esquecemo-nos do mais importante. Disfruta-los!

Usufruir do prazer da sua companhia. Passar tempo, criar laços, amar sem pressa nem pressões… No meio da roupa, comida, trabalhos de casa e necessidades básicas como ganhar dinheiro e geri-lo o melhor possível, esquecemos que eles são o fruto das nossas opções e que, sem tempo, perdemos momentos que não ficam para sempre.

Tirar uns minutos para estarmos, os dois, os três, os quatro, os cinco. Encontrarmos momentos nossos com gostos que se ganham e se criam. Simplificar a vida. Não interessa a roupa desarrumada, nem a louça por lavar. Teremos tanto tempo para ter tudo limpinho quando a casa estiver vazia.

Por enquanto, com a casa e o coração cheios, tenho o direito a desfrutar da sua companhia. Posso enche-los de beijinhos, abraços, ataques de cócegas e festinhas na cabeça. Irão crescer e deixar de querer os beijinhos da mãe, irão ter vergonha dos abraços do pai e nem pensar em ataques de cócegas.

Ser Mãe ou Pai é muito mais que dar de comer, vestir e levar os filhos de um lado para o outro. É parar, estar ao lado deles, mostrar-lhes quanto eles são importantes para nós e como queremos estar com eles.
Tenho um costume terrível para com os meus filhos. Quase todos os dias (penso que são todos, mas de certeza que já me olvidei alguma vez) lhes digo:

  • Sabes que gosto muito de ti?

Ao que me costumam responder:

  • Sim, já disseste isso imensas vezes!
  • Ainda bem, quero que nunca te esqueças disso! E quero que saibas que tive muitas saudades tuas hoje.

E, tive. É sempre uma alegria revê-los, mesmo que tenhamos estado separados umas horas, mesmo que eu saiba que daqui a duas horas já vamos estar todos cansados e com vontade que todos estejam na cama a descansar.

Simplifiquemos, mamãs! Mais louça suja e mais tempo com os filhos! Mais bagunça e casas onde vivam pessoas em vez de museus! Mais amor e confusão e menos organização! (Atenção que sou uma controladora nata e que só funciono com organização… mas falamos sobre isso noutro dia!

Desfrutemos  do fim de semana e sejamos felizes!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: