Diga-me o que lê, dir-lhe-ei porque isso é bom!

Lê

Diga-me o que lê, dir-lhe-ei porque isso é bom! Há uns anos atrás, lembro-me de conversar com alguns amigos sobre a leitura e de como ficava feliz por ver pessoas lerem.

Mesmo quando não lêem um autor aclamado, mesmo quando lêem um romance de cordel, estão a fazer algo bom às suas célulazinhas cinzentas, usando a nomenclatura de Hercule Poirot.

Recordo-me bem de ter começado a devorar os livros da minha avó, da Corin Tellado, que eram fáceis de comprar e andavam na mala, sem pesar muito… Hoje em dia, é mais complicado encontrar livros que gosto e não me pesem na mala. Não tenho Kobo, nem pretendo ler numa máquina, para já!

8 Vantagens para quem lê

1. Quem lê, é mais atraente

Não há nada mais atraente do que falar com um ser humano que articule bem uma frase e tenha ideias para trocar, não concordam?

2. Quem lê, tem uma imaginação mais fértil

Ler mexe connosco. Se estamos a ler um thriller, os barulhos alheios ganham novo contexto. As crianças, que lêem em família, conseguem extrapolar o que leram e criar as suas próprias histórias.

3. Quem lê, tem um vocabulário mais rico

Dependendo muito do que lêem, mas, na realidade, o vocabulário escrito costuma ser mais extenso do que o falado no dia-a-dia. Se for em língua estrangeira melhor!

4. Quem lê, adapta-se melhor aos tempos modernos

Os leitores são, na maioria das vezes, curiosos pelo que os rodeia e lêem de tudo, incluindo o que o faça evoluir. Quem não conhece o Mr. Google e não o usa para aprender tudo o que necessita?

5. Quem lê, é menos stressado

Pode ser necessário encontrar o livro certo, mas, quase de certeza que, caso estejam com a neura, ler vai acalmar-vos. Experimentem Stephen King ou Jane Austen!

6. Quem lê, tem uma melhor memória

Quando lemos, paramos para refletir e pensar. Isto não é possível a ver filmes ou a ouvir música ou rádio. Esse ato de paragem vai influenciar a nossa memória. Boas notícias, não?

7. Quem lê, concentra-se melhor

Confirmo! Os meus filhos estão tão concentrados a ler que se lhes perguntar: – Não querem chocolate, pois não? A resposta costuma ser: -hum, hum… Fora de brincadeira, para ler não podemos estar a lavar a louça ou a preparar aulas… Estamos focados naquela página, naquela história e isso ajuda-nos.

8. Quem lê, é mais feliz

Se está só com um livro, não se sente só. Se está com amigos e tem um livro, tem um tema de conversa. Se está no meio de estranhos e tem um livro, arranjou um desbloqueador de conversa. Lá está, a felicidade vem em embalagens com páginas!

Se querem ler mais, recomendo Clubes de Leitura. São óptimos para desejarmos ler mais e a companhia é excelente!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: