Há quanto tempo não vão brincar para a rua?

Brincar

Esta semana, no nosso direto, tivemos como convidada Susana Machado, a fundadora da Fórmula S. e projetista de muitos outros desafios e falámos de brincar.

Infelizmente, por erro meu, que deixei cair o telemóvel quando estava a gravar para IG e perdi o nosso vídeo para sempre. A Susana foi muito compreensiva, mas não queria deixar passar esta boa hora que passámos a conversar.

A educação para a sustentabilidade não tem nem deve ser uma educação escolástica, de crianças sentadas à mesa da escola. Há um mundo inteiro para descobrir e a Susana tem tentado trazer isso para o seio das famílias através do seu projeto, dos seus livros e do seu jogo.

Há pouco tempo, apresentámos aqui um dos seus livros sobre sustentabilidade Carlota, a Bolota que Sonhava ir até à Lua e o jogo INtriboo – Entra na Tribo da Mudança.

Estes são bons motes para pôr as crianças a brincar e a sonhar com um mundo onde a sustentabilidade é a base da harmonia no mundo. Enquanto são crianças, aprendem muito mais depressa sobre boas práticas através do brincar e do mimetizar o que vêm. Daí que a coerência pedida aos pais, a nós, ser tão grande.

E a vida não é só feita de jogos e livros, apesar do papel importantíssimo que desempenham na vida das crianças. Há muito mais do que isso!

O brincar tem um papel fundamental. Brincar na rua, na floresta, na praia, a comunhão com a natureza é imprescindível para que a criança aprenda a amar o que a rodeia. E o amor é a base do respeito pela Terra.

Há quanto tempo não fazem bolinhos de terra? Felizmente, estamos no verão e, mesmo dentro deste novo normal, podemos fazer castelos de areia, passeios pelo campo com direito a peddy paper e jogos giros na natureza, enquanto não chove.

A Susana falou de um desafio giríssimo, que faz todas as semanas no grupo Whatsapp, que tem como base o jogo, mas que me parece ser aberto a todos os que procuram inspiração para desenvolver actividades fora da caixa com as suas crianças. Se quiserem participar, podem contactar a Susana, através do messenger do instagram, por exemplo.

Votos de um bom fim de semana e muita brincadeira!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: