O que já me tinha esquecido sobre a gravidez

gravidez

A minha primeira gravidez foi aos 24 anos, agora em capicua, com 42 anos é incrível o que uma pessoa esquece… A última gravidez foi há 8 anos e, como sabem, uma pessoa esquece tudo o que se passou de mais complicado.

Ainda por cima, quase ninguém quer falar do lado B da gravidez. Estamos muito felizes, o cabelo fica mais forte, as hormonas estão em modo up. Só que há o lado B e esse é o que esquecemos mais depressa! Não vamos falar das coisas bonitas… Fechem a página se pensam que vamos!

Choro

Eu já sou conhecida por chorar a ler, ver filmes ou séries… No entanto, quando estou grávida, parece que fico com a sensibilidade à tona da pele e fico muito mais emotiva. Os meus filhos adoram ver filmes a olhar para mim, só para perguntar: Já estás a chorar?
Quem mais da team “chora que nem uma margarida?

Sono

A hora mágica é às 6.00 da tarde. Neste primeiro trimestre (e ainda em bastantes dias no segundo), chegando a hora mágica caio para o lado ou então arrasto-me pela casa, para fazer o que é necessário, em piloto automático. Serei a única?

Prisão de ventre

Entre a medicação, a expansão do útero e as hormonas, o meu movimento intestinal torna-se lento… E custa. Fico mais inchada, com mais dores e depois tem outras consequências como podemos ver de seguida.

Flatulência

Vulgo gases! Sim, as grávidas têm gases… E não é nada fofinho. É tipo um balão inchado com ar a sair e a fazer barulho. O ideal é correr para a casa de banho! Haja tempo!

Incontinência

Por falar em correr para a casa de banho, aquela pressãozinha fofa na bexiga incita-me a fazer verdadeiras maratonas de obstáculos para correr até ao sítio certo.

Varizes e veias

Imagino que nem todas sofram do mesmo mal, mas cada gravidez, nova teia de micro-varizes… Qualquer dia vou parecer a prima do Homem Aranha, mas em pior!

Secreções Vaginais

Sim, preparem-se para muitas secreções, principalmente a partir do segundo trimestre… É normal , só não é muito confortável!

Maminhas doridas

Este foi o primeiro sintoma da gravidez. De repente, até o soutien, dormir de peito para baixo, tudo me incomodava. Só agora, começou tudo a ir ao lugar.

Dores musculares na zona pélvica

Imaginem um balão e 4 pessoas a puxar! É mais ou menos o que aconteceu com a minha zona pélvica. À medida que a barriga foi crescendo, houve dias em que conseguia sentir os músculos a crescer e custou um bom bocadinho.

Dores em geral

Aqui, não sei se é da idade ou da gravidez, mas há dias que me custa mexer ao fim do dia. Dói-me tudo, só que talvez seja do caruncho. É o problema da minha gravidez geriátrica!

Vejam lá se identificam estas situações!

04 comments on “O que já me tinha esquecido sobre a gravidez

  • Margarida Lozano , Direct link to comment

    Parece que está a ser uma primeira vez não é? 😍 Desejosa por acompanhar esta evolução tua enquanto gravida. ❤
    Vou ser honesta, eu não tive qualquer sintoma de gravidez, nada de nada. Não sei o que é ter”maminhas doridas”, nem enjoos, nem gases e dores ou até mesmo infecção. 🤭 até o parto foi fácil. Não quer dizer que numa proxima irá acontecer o mesmo… mas desejo imenso que seja igual ao primeiro 😆
    Um grande beijinho

  • Ofélia Pinto , Direct link to comment

    Olá.
    Gostei muito deste post. Identifiquei me imenso. Estou na minha segunda gravidez, fui mãe aos 18 e agora com 23 voltou acontecer. Os ultimos dias tem sido terríveis, dores pélvicas, até custa levantar, dores nas maminhas e muitas tonturas… As gravidezes não são nada iguais. Esperemos que melhore! Este é o meu lado b.
    Um beijinho.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: