Preparar os animais de estimação para o Bebé

Animais

Sempre tivemos animais de estimação, ainda antes de termos filhos. Quando nasceu o nosso J. tínhamos duas gatas, saídas de um gatil e uma delas bastante arisca. A nossa preocupação foi como é que elas iriam reagir quando o nosso bebé voltasse para casa e começamos a preparar tudo com alguma antecedência.

O tempo é sempre um aliado. Permite-nos preparar a casa, os novos espaços e os novos cheiros, ainda antes do novo inquilino chegar a casa. Vamos ver como podemos preparar os nossos queridos pets para este novo ser, que vai roubar muito espaço e atenção.

No caso de ser o primeiro bebé a vir para casa, é mais complicado, mas tudo se faz com algum tempo e organização. Em primeiro lugar, convém começar com a limitação do nosso espaço, o meu e o do pet.

É importante que o animal perceba que o espaço novo, o quarto, a cama do bebé, não são um bom espaço para eles. Se dormem convosco, considerem, com algum tempo, habituá-los a dormir noutro lado da casa, para que não associem a mudança com a chegada do bebé.

Isto mudará, mas nos primeiros tempos, pode ser mais relaxante não ter o gato a querer dormir dentro do berço… e eles vão tentar! Os nossos dormem no nosso quarto, mas irão passar a dormir no quarto dos filhos mais velhos, de modo a simplificar a mudança e eles se sentirem amados!

Quando prepararem o quarto, dêem a conhecer os novos cheiros e usem perfume ou loção de bebé, para que se vão habituando ao aroma de um bebé. Os animais vivem muito através do olfacto e pode ser uma boa maneira de fazer a apresentação.

Quando nasceu o J., enrolei numa das fraldinhas de pano na primeira noite e o papá trouxe-a para casa e deu a conhecer o seu cheiro às gatas. Aquela fralda foi esmiuçadinha e depois serviu para se deitarem e ronronarem. Quando o J. veio para casa, não houve nenhuma surpresa de maior… Houve muita curiosidade!

Convém fazer uma visita prévia ao veterinário e fazer uma desinfestação interna e externa e dar as vacinas necessárias. Para além da prevenção, sabemos que depois do bebé nascer tudo se torna mais complicado.

Quando trouxerem e apresentarem o bebé, há que ter alguns cuidados. Em primeiro lugar, não deixar os animais sozinhos com o bebé. Não é por mal, mas até haver alguma intimidade entre eles, convém estar sempre por perto. Dizem que é preciso ter algum cuidado com o temperamento dos cães, por causa dos ciúmes. O ideal é monitorizar as interacções e mediar estas interacções.

Tenham cuidado com as fraldas sujas! Os cães adoram espalhá-las pela casa e rebentar com elas… Quem vos avisa, vossa amiga é! Eu descobri da maneira difícil.

O Faísca Perry Alho veio pequenino com o C.. Cresceram juntos… Este vai ser o seu primeiro bebé! A Princesa Leia já chegou adulta cá a casa. Espero que corra bem.

Podem ler mais conselhos em Bebés e animais de estimação são compatíveis?

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: