Sobreviver à Quarentena em Família

sobreviver

Sobreviver à quarentena não deveria ser complicado. Só nos pedem para ficarmos em casa, no sofá. Mas, se fosse assim tão fácil, não haveria mais eremitas, sempre?

Na realidade, o evitar sair de casa, o maior número de dias possível, fazendo uma quarentena é um desafio a vários níveis. Em primeiro lugar, o confinamento.

Somos seres sociais e precisamos de ver e estar com outros. O isolamento social, mesmo que encurtado pela distância de um clique, não é suficiente.

Somos seres que precisam de sol, de ar fresco, de praia e natureza. Estar fechado parece contra-natura.

No entanto, para o bem comum precisamos de ficar em casa. Isto traz-nos outro problema. Como sobreviver a uma quarentena que promete estender-se muito além dos 15 dias iniciais?

Ficar fechado com a família pode parecer uma oportunidade maravilhosa para fazer tudo aquilo que não se conseguiu fazer até agora. Porém, com o teletrabalho, os trabalhos da escola das crianças, a inquietude natural das crianças, o que parecia ser uma benção começa a parecer-se com o inferno.

Como podemos então sobreviver, dentro de casa?

  1. Deixar de lado as pequenas coisas… Vão ser longas semanas e temos que escolher as batalhas.
  2. Criar um horário de trabalho e de outras atividades, como ginástica, momentos em família.
  3. Organizar o espaço em casa, de modo a criar espaços de trabalho separados, mesmo que no mesmo quarto, e espaços de lazer.
  4. Tirar tempo para namorar, desenvolver coisas giras com os filhos e cuidar de si.
  5. De manhã, criar uma rotina, sair do pijama, lavar os dentes, olhar para o espelho e sorrir.
  6. Dividir as tarefas por todos. Se ainda não tinham um regime de partilha de tarefas, esta é a época certa. Estão todos em casa, todos têm o seu trabalho e não deve ser um sobrecarregado com tudo. Limpem a casa em conjunto, um cozinha, outro tira a louça da máquina e põe a mesa, outro arruma a cozinha… Sejam criativos mas equitativos. Podem ver aqui como organizar um menu Covid.
  7. Tenham um grupo de apoio fora de casa. Liguem às amigas, à família, a quem quiserem, mas não se isolem. Se quiserem, podem juntar-se ao grupo Whatsapp de mães fechadas em casa com crianças e adolescentes.
  8. Apanhem sol! 10, 15 minutos à janela, na varanda, no quintal, onde puderem. Apanhem sol, que é muito importante!
  9. Tirem um dia por semana para não fazerem nada do habitual. Façam um projeto todos juntos. Pintem uma divisão, reorganizem a biblioteca, façam uma maratona de uma série, alimentando-se a pipocas e pizza (façam muito exercício no dia seguinte).
  10. Parem e respirem. De vez em quando, o animo desaparece. Os filhos ficam frágeis, nós ficamos frágeis. Parem, quebrem a barreira do isolamento social e dêem miminhos. Eu sei que não é permitido, mas é impossível sobreviver a esta quarentena sem calor humano.

Termino com um texto muitíssimo criativo e pedagógico, retirado do linkedin de Pedro Simões, sobre a forma arteira de contornar a quarentena:

O Alfredo é um cidadão exemplar e cumpridor.🚹
O Alfredo está de quarentena em casa. 🏡
O Alfredo levanta-se de manhã pelas 08h00 e vai passear o cão, porque a lei o permite. 🐶
Pelas 09h00 vai comprar pão para o pequeno almoço porque a lei o permite.🥐🥖
Às 10h00 o Alfredo vai fazer desporto, uma corrida de curta duração porque a lei o permite.🤸‍♀️
Às 11h00 o Alfredo vai ao supermercado comprar bens essenciais claro, porque a lei o permite. 🧻🧻🧻
12h30 o Alfredo vai buscar o almoço a um estabelecimento com serviço take away porque a lei o permite.🍔🍟🍕
Pelas 14h00 o cão tem que fazer xixi e lá vai o Alfredo , porque a lei o permite.🐶
Às 14h30 vai ao seu banco fazer uma transferência que tinha em atraso, porque a lei o permite.🏦
Pelas 16h00 o Alfredo vai ver como estão os seus pais que são idosos e precisam de acompanhamento diário, porque a lei o permite. 🏘🏪
Depois de jantar o Alfredo vai fazer uma caminhada de curta duração para apanhar ar puro, porque a lei o permite.🤸‍♀️
No final do dia o Alfredo sente se satisfeito porque cumpriu as medidas aplicadas pelo governo e continua a fazer a sua “quarentena em casa”. Alfredo. 🤸‍♀️🤸🏿‍♂️🤸‍♀️🤸🏿‍♂️
❌Assim, não vamos lá!!!
❌Fique em casa!❌

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: