Uma Aventura em Família … à Experiência!

Com as férias a findar chegamos àquela altura do ano em que necessitamos de descansar das férias, necessitamos de parar de correr de um locar para outro e de cometer pequenas loucuras, de por as pequenas celulazinhas cinzentas a trabalhar e adquirir todo o material escolar e … que tal juntar o útil ao agradável?
Depois de apresentadas as seguintes etapas (do método científico), o primeiro desafio dos nossos pequenos cientistas é fazer uma análise crítica do material escolar sobrevivente  (canetas, lápis de carvão, lapiseira, lápis de cor, borracha e afia, réguas, esquadros, transferidores, tesouras, colas, a lista parece não ter fim, ufa). Depois de identificados os problemas, formulação de uma solução para os problemas, experimentação do material selecionado, conclusão e divulgação da informação. Como resultado de um excelente trabalho realizado podem no fim ter um pequeno plafond para adquirir um estojo ou mochila ao seu gosto…?
Seguidamente, uma rápida pesquisa na internet oferece-nos mil e uma experiências simples e divertidas (prontas a usar) como construir um caleidoscópio, periscópio, instrumentos musicais, relógio de areia e pega-monstros; como engarrafar ovos ou fazer um vulcão em casa? Difícil será contê-los num único projeto.
Todos os dias há razões para realizar Experiências em família (em silêncio) em casa.
Com o primeiro domingo do mês à porta, (qual cientista experiente) o desafio também poderia ser a escolha do museu ou monumento a visitar de (com entradas livres para todos) em família.  
Estas últimas noites de agosto, convidativas de momentos refrescantes, porque não confecionar gelados caseiros.
Os passeios e piqueniques em família são sempre um excelente pretexto a preparação de bolos, refrescos de polpa de fruta, apanharem as bolhas de sabão (da sua banca de cientista) ou experimentarem os papagaios de papel criados para a ocasião.
Com o retorno da Noite de Cinema em Família, qualquer filme fica bem com umas pipocas doces acabadinhas de fazer.
Finalmente, e antes que a rotina do ano escolar se imponha, porque não desafiar os mais pequenos (sob a supervisão dos mais velhos) para a confeção do pequeno-almoço especial (panquecas, bolo da caneca, bolo 5 minutos, bolo de bolacha, bolo de Nutella, ovos mexidos com bacon , …)
Cientistas de palmo e meio, na cozinha, banheira ou oficina de papel, qualquer desculpa é uma boa desculpa para aventurosas experiências em família.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: