Como trabalhar com filhos em casa?

trabalhar

Se vêm aqui procurar a fórmula mágica para trabalhar com filhos em casa, devo dizer que o título é enganador, ou não. Eu fiz uma pergunta! Tenho lido vários textos sobre o tema, que sugerem regras bonitas, e fico a pensar. Será que funcionam mesmo?

Se calhar funcionam, mas nem sempre, mas nem para todos. Um dos conselhos que ouvi foi para arranjar um local na casa e fechar-me. Avisar os outros do horário de trabalho e funcionar como se estivesse fora de casa.

Connosco não funcionaria, porque esta bebé não entende o conceito de funcionamento de horário de trabalho. Imagino que até aos 6, 7 anos, seja difícil. No entanto, talvez a partir do 3, 4 anos dê para os sentar ao nosso lado e trabalhar com eles, em paralelo.

No caso de famílias monoparentais, com mais de um filho, de idades pequenas, mais complicado se torna ainda. Não há pausas, há almoços, jantares, entretenimento, trabalhos de escola e brincadeiras e antes dos 10 será um grande desafio fazer tudo ao mesmo tempo. Nem os melhores malabaristas fazem este tipo de truques.

No caso das famílias com dois pais em teletrabalho, gostaria muito de ouvir que houvesse por parte das entidades patronais uma maior compreensão e que optassem por um regime livre de horário. Não me parece que houvesse um prejuízo para o trabalho, se as pessoas conseguissem assim organizar melhor o seu dia com a sua família. Entre sestas, filmes na televisão e momentos de pausa, o trabalho seria efetuado, embora admita que o cansaço é grande.

Outra hipótese seria a jornada contínua adaptada à família. Por exemplo. Um membro do casal trabalhar das 8.00 às 15.00, o outro das 15.30 às 22.30. Isto implica um grande esforço por parte do casal e das respetivas entidades patronais, mas, por outro lado, acaba por ser mais sossegado trabalhar sabendo que as crianças estão bem entregues.

O cansaço é grande, não só porque temos muitos objetos no ar, como já estamos nesta situação há muito tempo e sabemos que, tão cedo, não irá terminar. E depois, temos as massas dos malabaristas, cuja importância não podemos esquecer, que são as nossas crianças.

Já tentaram ver o mundo através dos seus olhos? Estão longe da maioria da família, dos amigos, da escola, de tudo como conheceram até aqui. Nós também, é certo, mas somos os adultos. Também queremos e devemos fazer birra. Podemos fazê-la dentro de casa, depois das crianças estarem na caminha.

Tudo é novo! Estar fechado com 1, 2, 3, 4 ou mais crianças e esperarem o mesmo de nós é impraticável. O mesmo acontece com os nossos filhos. Não podemos esperar que eles finjam que não estamos em casa quando têm um problema. Não podemos pedir que não chorem quando estão frustrados. Podemos estar com eles e chorar por dentro, também nos sentimos assim. O ideal é mostrar essa empatia.

No meu caso, tenho tido imensa dificuldade em coordenar uma bebé, os filhos, a casa (e cujas tarefas são partilhadas por todos), a cozinha (só isto é um mundo à parte e potenciais trabalhos.

Alguém me pode dar uma fórmula mágica? Aqui agradecia-se!

Deixo-vos sugestões de livros… São boas formas de ganhar 5 minutos de descanso! Encontrei este site com atividade ligadas às vogais que podem ser imprimidas: Blog Professor Zezinho. Explorem-no!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: