Gosto de… Paz

Gosto de Paz

A palavra desta semana é Paz, que vem acompanhada das irmãs compreensão, tolerância e empatia. São as 4 Cavaleiras de uma vida feliz!

Quem não gosta e precisa de paz na sua vida? Quase todos precisamos e apreciamos a paz de espírito, a calma, os momentos em que conseguimos estar bem connosco e com os que nos rodeiam. A paz, no entanto, não pode andar sozinha. Para termos paz necessitamos rodear-nos de pessoas que a apreciem e que se guiem pela tolerância, compreensão e, a mais importante de todas, a empatia.

Não conseguimos ser felizes sozinhos no nosso castelo. Somos animais sociais e estar com os outros torna-nos mais felizes. Precisamos de estar com pessoas empáticas, que percebam o que passamos. Precisamos de compreender melhor o outro: a mãe cansada, a criança doente, o vizinho com dificuldades financeiras.

É tão fácil julgar os outros e criar confusões onde elas não existem… Daí a que a paz desapareça é um pulinho. É necessário educar os nossos filhos, desde pequenos, para que sejam tolerantes com os outros, que compreendam o ponto de vista do outro e começar a ensinar-lhes o dom da empatia. Não é um caminho fácil.

É tão complicado, por exemplo, que os nossos filhos consigam ver o ponto de vista do irmão quando há um desentendimento. E, é claro que há desentendimentos, são irmãos, vivem todos juntos e nem sempre a vida é tão justa como eles gostariam. Daí ser tão importante que aprendam a compreender o que os rodeia, a tolerar situações que podem parecer injustas mas que são apenas o que são e a colocarem-se no lugar dos outros para melhor perceberem as opções dos que os rodeiam.

Começa em casa, espalha-se pela comunidade e só assim haverá paz!

Já seguem o blog?  Podem seguir por email, preenchendo a subscrição em odiadaliberdade.blog, no facebook e pelo instagram. Votos de uma boa semana!

One comment on “Gosto de… Paz

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: